R-e-d-a-t-o-r

22/05/2009 at 21:03 2 comentários

Esse texto ai até eu faço”. É o que muitos pensam quando veem uma peça. Quando isso acontece, o trabalho do redator foi atingido. Parece fácil, mas sua maior missão é deixar qualquer mensagem interessante da forma mais natural possível.

Responsável pela mensagem textual, o redator cria títulos, slogans, enfim, cria com palavras. Por isso, é detalhista com elas. Ele pensa em cada uma, reflete sobre os sentidos e escolhe as melhores para vender a sua idéia. Esse processo é feito com muita criatividade, imaginação e, acima de tudo, muito trabalho.

Na Doisnovemeia, seguindo os passos do grande Alex Periscinoto, o trabalho da criação é dividido em duplas formadas por um redator e por um diretor de arte. Eles casam, em cada peça, elementos persuasivos que tornam possível a comunicação entre marca e consumidor. É a escolha e a combinação desses elementos que fazem da criação a área de criativos. A partir disso, eles formulam conceitos de campanha e os destrincham em identidade visual e linguagem apropriada ao público-alvo.

Se você quer ser um redator, leia muito, escreva muito e sempre busque referências. Quanto mais informações tiver, melhor. O criativo precisa ter muita bagagem para ter boas ideias na hora de um brainstorm. Essa bagagem pode ser formada por livros de publicidade (ou não), internet, televisão, museus, exposições. Tudo que seja vivido e experimentado serve como referência para um criativo. Por isso, seja curioso, não tenha limites. Busque sempre mais, em todo lugar, a qualquer hora. Para quem já entrou no clima, não perca tempo e mate sua curiosidade com esses livros.

Redação

– SULLIVAN, Luke. Hey Whipple,  squeeze this!
– VIEIRA, Stalimir. Raciocínio criativo na publicidade. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2003.
– SANT’ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. 7. ed. ver. e ampl. São Paulo: Pioneira, 2001.
– CARRASCOZA, J. A. Redação publicitária: estudos sobre a retórica do consumo. São Paulo: Futura, 2003.
– MARTINS, Eduardo. Manual de Redação e Estilo. Editora O Estado de São Paulo.
– BARRETO, Roberto Menna. O copy criativo: 177 magníficos textos de propaganda. Rio de Janeiro: QualityMark, 2004.
HOFF, Tânia; GABRIELLI, Lourdes. Redação Publicitária. Rio de Janeiro: Campus, 2004.

Entry filed under: Seleção Doisnovemeia. Tags: , , .

#2 Certo por linhas tortas #3 Google é vida

2 Comentários Add your own

  • 1. agrandebusca  |  22/05/2009 às 23:25

    Nossa, thor vc disse tudo! Conseguiu passar exatamente o que é ser um redator e principalmente o que é ser um criativo! Tenho mto orgulho de vc e dos seus textos! Vc arrasa! =D

    Responder
  • 2. Vivi  |  24/05/2009 às 15:43

    arrasou no texto, thor! :*

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Categorias

maio 2009
S T Q Q S S D
    jun »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

%d blogueiros gostam disto: